Consumo Consciente de Café pode Ajudar a Reduzir a Ingestão de Açúcar

Consumo Consciente de Café pode Ajudar a Reduzir a Ingestão de Açúcar
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As pessoas que gostariam de reduzir suas calorias diárias sem dieta restritiva devem considerar tomar seu café com pouco ou nenhum açúcar – e saborear a bebida pode ajudar nesse sentido, sugerem os pesquisadores.

“Há 48 calorias em uma colher de sopa de açúcar, e ao longo de um dia, alguns bebedores de café podem usar toda a quantidade diária recomendada de açúcar adicionado (100 calorias para mulheres/150 para homens) apenas em seu café”, eles escrevem no Journal of Health Psychology, em 10 de agosto de 2017.

Mas para aqueles que gostam de seu café adoçado, ter isso sem açúcar é mais fácil dizer do que fazer. Em um novo estudo, Richie Lenne e Traci Mann, da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, testaram duas intervenções para ajudar os bebedores de café a reduzir seu consumo de açúcar.

Eles atribuíram aleatoriamente 127 participantes para seguir uma das três abordagens por duas semanas.

Em um grupo, as pessoas diminuíram gradualmente a quantidade de açúcar que estavam adicionando ao café, um pouco por dia. Outro grupo teve uma lição sobre como beber café com atenção, tomando tempo para se concentrar no café e apreciá-lo com os sentidos; a lição incluiu uma introdução de degustação de café, para que os participantes pudessem aprender a detectar o sabor, a acidez, a doçura, a sensação de boca e o sabor do café. O terceiro grupo foi um “cold-turkey“, deixando os edulcorantes no café por duas semanas sem qualquer estratégia.

Os pesquisadores esperavam que a abordagem de redução gradual fosse mais eficaz, mas eles estavam errados.

“Os participantes em todas as condições tiveram aumentos significativos no consumo de café sem açúcar que durou seis meses, (mas) o grupo de atenção plena teve um aumento maior que os outros”, descobriram os autores. Na verdade, um mês após o experimento, o grupo de atenção consciente tomou café sem açúcar com mais frequência do que aqueles que simplesmente tentaram parar, o que continuou durante o seguimento de seis meses. Por outro lado, o método de redução gradual foi o menos efetivo.

“Iniciar mudanças é relativamente fácil, mas manter essa mudança é quase impossível”, disse Lenne à Reuters Health por e-mail. “Nós esperávamos que a maioria dos nossos participantes voltasse para o café carregado de açúcar, mas o grupo de atenção permanente persistiu em beber café livre de açúcar”.

Tanto o grupo de atenção plena como o grupo de parada repentina desenvolveram um prazer para o café sem açúcar, mas nenhum grupo gostou mais do que o outro. O grupo de redução gradual, no entanto, desfrutou de café sem açúcar inferior ao grupo que desistiu de adoçantes.

No final, o grupo de atenção plena teve as intenções mais fortes sobre a redução do açúcar no café à longo prazo.

“Estou surpreso com a redução gradual levando a uma diminuição do gosto pelo café sem açúcar e foi menos eficaz do que a atenção plena”, disse Ruopeng An, da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign. Um, que não estava envolvido com este estudo, pesquisa o consumo de bebidas em relação ao ganho de peso.

“A intervenção de atenção plena é interessante e eu encorajarei mais pesquisas nesta área”, disse ele à Reuters Health por e-mail. Também recomenda a campanha “Repensar sua bebida” pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, que recomenda o uso de leite sem gordura ou com baixo teor de gordura, ordenando o menor tamanho disponível, salteando creme e não adicionando sabor extra, como a baunilha açucarada ou avelã. 

“Volte ao básico”, disse An. “Peça uma xícara de café simples com leite sem gordura e adoçante artificial, ou beba preto”. “Ajudar as pessoas a reduzir a ingestão de açúcar é um objetivo importante para a promoção da saúde,” disse Lenne. “Reduzir o açúcar no café é uma mudança saudável que é viável e pode ser sustentada sem sacrificar o prazer da xícara diária”.

Fonte: J Health Psychol 2017.
Reuters Health Information©2017 – por Carolyn Crist: 23/08/2017.
Citar este artigo: Mindful Coffee Consumption May Help Reduce Sugar Intake – Medscape, Aug 22, 2017.

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