Diabetes gestacional e atividade física

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Fonte: Portal DiabeTV Brasil
Notícia publicada em: 19.05.2015
Autor: Dra. Sabrina Pozzobon

 Diabetes Gestacional (DG) é uma condição que pode se desenvolver em algumas mulheres grávidas, entre as semanas 24 e 28, devido a uma reduzida sensibilidade à insulina, o que acaba resultando em níveis de açúcar no sangue mais elevados.

Normalizar as concentrações de glicose no sangue geralmente requer mudanças nos hábitos alimentares e aumento da atividade física diária.

O exercício trabalha melhorando a sensibilidade à insulina, de modo que a captação de glicose pelos músculos é aumentada, o que, por sua vez, ajuda a manter um bom controle metabólico da glicemia.

Embora o exercício seja altamente recomendado durante a gravidez, nem todos os tipos de atividades físicas são igualmente apropriados se você tem Diabetes Gestacional. O ideal é que se faça um programa contínuo com exercícios moderados e de baixo impacto.

Como o exercício tende a ajudar o seu organismo a queimar o excesso de glicose sem o uso de medicamentos, o melhor momento para realizar a sua rotina de exercícios é quando sua glicose no sangue estiver mais elevada.

Que tipo de exercícios são mais adequados?

Como indicado acima, as formas de atividade física recomendadas incluem exercícios aeróbicos de baixo impacto, como a natação, caminhadas ao ar livre ou em esteira, e andar de bicicleta ergométrica, as quais irão estimular a função do coração e queimar o açúcar no sangue em excesso.

Além disso, irá aumentar sua frequência de respiração e, consequentemente, melhorar a oxigenação do sangue.

É importante exercitar-se diariamente iniciando com 5-10 minutos de aquecimento, seguido de uma sessão de 30 minutos de seu exercício preferido. Faça isso pelo menos 4-5 vezes / semana.

Por outro lado, também é possível praticar outras formas de exercícios como Yoga, Pilates, ou alongamento. Yoga pode ajudá-la a relaxar, liberar as tensões, aliviar dores musculares e melhorar a respiração. Pilates aumenta o tônus muscular e a flexibilidade.

Praticar estes exercícios durante a gravidez irá ajudá-la a manter-se saudável na gestação, além de contribuírem para o nascimento do bebê, especialmente os exercícios de respiração.

No entanto, lembre-se de escolher rotinas de exercícios que sejam especialmente desenvolvidas de acordo com as necessidades da gravidez.

Apesar dos efeitos benéficos do exercício durante a gravidez, não esqueça de ter as devidas precauções e esteja ciente de que você deve parar a atividade e pedir ajuda caso sinta qualquer um dos seguintes sintomas durante a execução de sua rotina de exercícios:

Falta de ar.

Hemorragia vaginal.
Sonolência e sensação de desmaio.
Dor no peito.
Dores de cabeça.
O bebê não está se movendo normalmente.
Contrações uterinas fortes.
Fraqueza muscular.
Dores ou inchaço nas pernas.
Em resumo, a atividade física regular e uma dieta equilibrada geralmente são suficientes para gerenciar o diabetes gestacional, mantendo a glicose no sangue em níveis normais.

Controlar os níveis de glicose garante uma boa gravidez e melhora a saúde da mãe e do feto.

O exercício estimula a atividade cardíaca e pulmonar, melhorando a circulação sanguínea e a oxigenação do organismo.

Recomendamos que você consulte seu médico sobre a melhor rotina de exercícios para você, durante a gravidez.

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