Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica

Atenção: É importante falar com o seu médico se estiver disposto seguir a dieta cetogênica, uma vez que podem ser necessárias tomadas precauções antes de começar.

Uma dieta cetogênica tem muitos benefícios para pessoas com diabetes

As dietas cetogênicas são muito eficazes em atingir dois objetivos comuns de controle do diabetes, diminuindo os níveis de glicose no sangue e reduzindo o peso.

Qual é a dieta cetogênica? 

Uma dieta cetogênica é uma dieta muito baixa em carboidratos, considerada quando você come um nível de carboidrato de cerca de 30 g de carboidratos por dia ou abaixo.

Isso estimula o corpo a obter sua energia da queima de gordura corporal, que produz uma fonte de energia conhecida como cetonas.

A dieta ajuda a diminuir a demanda do corpo por insulina, o que traz benefícios para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2.

Como funciona uma dieta cetogênica 

Em uma dieta cetogênica, os níveis de glicose no sangue são mantidos em um nível baixo, mas saudável, que estimula o corpo a decompor a gordura em uma fonte de combustível conhecida como cetonas.

O processo de quebra ou queima de gordura corporal é conhecido como cetose.

Pessoas em uso de insulina normalmente requerem doses menores de insulina, o que leva a um menor risco de grandes erros de dosagem.

A dieta ajuda a queimar gordura corporal e, portanto, tem vantagens particulares para aqueles que querem perder peso, incluindo pessoas com pré-diabetes ou aquelas que correm o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Como seguir uma dieta cetogênica 

Com base no entendimento de que o carboidrato é o macronutriente que mais aumenta a glicose no sangue, o principal objetivo de uma dieta cetogênica é manter o consumo mais baixo do que a dieta tradicional de baixo carboidrato com moderada proteína e alto teor de gordura.

Isso determinará a densidade de nutrientes da dieta cetogênica, bem como a maneira de segui-la, já que diferentes alimentos terão diferentes efeitos sobre a insulina e os níveis de açúcar no sangue.

  • Quais alimentos que podem ser consumidos em uma dieta cetogênica

Há uma série de diferentes tipos de dieta cetogênica com variações no nível de carboidratos e proteínas permitidos na dieta e / ou a quantidade de tempo que alguém está procurando gastar em cetose.

Note-se que alguns dos tipos de cetogênicos foram projetados especificamente para pessoas que são atletas ou estão trabalhando muito intensamente e muitas vezes. 

Benefícios de uma dieta cetogênica

Os corpos cetónicos produzidos a partir da queima de gordura como combustível demonstraram ter efeitos potentes na perda de peso, ajudam a baixar os níveis de glicose no sangue e reduzem a dependência das pessoas em medicação para a diabetes.

A dieta também mostrou evidências de benefícios em:

  • Reduzindo a pressão alta
  • Reduzindo os níveis de triglicérides
  • Aumentar os níveis de colesterol HDL (um bom sinal de saúde do coração)
  • Melhorando o desempenho mental

Além disso, tem havido muito interesse em cetose terapêutica para outras condições de longo prazo, como câncer, epilepsia, doença de Alzheimer ou demência.

  • Como uma dieta cetogênica pode ajudar outras condições

Eu preciso medir cetonas?

Perda de peso significativa e benefícios no controle da glicemia podem ser derivados até mesmo de um estado moderado de cetose. Existem alguns métodos que você pode usar para medir os níveis de cetonas no sangue, na urina ou na respiração – cada um com seus prós e contras. 

Efeitos colaterais de uma dieta cetogênica

Com cada mudança na dieta vem um período de adaptação. Com uma dieta cetogênica, a adaptação é significativa, pois o corpo precisa mudar sua fonte de combustível de glicose para gordura. Quando isso acontece, não é incomum experimentar uma coleção de efeitos colaterais chamada ‘ceto-flu’. Isso geralmente desaparece em cerca de quatro semanas. 

Cetose e cetoacidose (DKA)

A cetoacidose diabética ocorre quando alguém com diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2 dependente de insulina, de estágio muito tardio, não consegue produzir insulina e produz quantidades muito altas de cetonas sem parar para evitar um estado efetivo de jejum, o que pode levar a pessoa a ficar gravemente doente.

A ceto-adaptação é um estado, alcançado através da redução significativa de carboidratos, onde o corpo muda de depender da glicose como sua principal fonte de energia para depender de cetonas da queima de gordura.

A cetose só deve ser um perigo para alguém que usa insulina se tiver perdido uma dose de insulina ou estiver racionando sua ingestão de alimentos e, portanto, suas doses de insulina, muito severamente.

Esta é outra boa razão para garantir que você tenha falado com seu médico antes de iniciar a dieta. 

Segurança em dieta cetogênica

Geralmente, faltam estudos de longo prazo sobre a segurança e a eficácia das dietas cetogênicas, e é por isso que a opinião de um médico é necessária antes de iniciar a dieta.

Existem alguns grupos de pessoas para os quais uma dieta cetogênica pode não ser adequada, ou pelo menos, merece supervisão rigorosa.

Estes incluem mulheres grávidas, crianças, pessoas em risco de hipoglicemia, pessoas com um IMC muito baixo e aquelas com condições que uma dieta cetogênica pode exacerbar.

Fonte: Diabetes.co.uk

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