Mais grãos integrais podem ser a chave para reduzir o risco de diabetes

Mais grãos integrais podem ser a chave para reduzir o risco de diabetes
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Fonte: Medscape- Medical News: Por Marlene Busko, 14/09/2018

Um grande estudo realizado na Dinamarca com pessoas de meia-idade , associou um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 , ao comer mais grãos integrais – pão de centeio, pão integral ou aveia / muesli.

Entre os dinamarqueses saudáveis de 50 a 65 anos, aqueles que consumiram a maior parte desses alimentos integrais (quartil mais alto) tiveram um risco 30% menor de desenvolver diabetes tipo 2 quando tinham entre 65 e 80 anos de idade e seus pares no quartil mais baixo do consumo de grãos inteiros.

Além disso, a associação persistiu se os grãos inteiros eram centeio, trigo ou aveia.

O estudo da dieta dinamarquesa, câncer e coorte de saúde foi publicado na edição de setembro do Journal of Nutrition .

Estudos em diferentes populações “constataram consistentemente que a ingestão de grãos integrais e fibras de cereais está associada a um menor risco de diabetes tipo 2 e pré-diabetes”, escreveram Cecilie Kyrø, PhD, do Centro Dinamarquês de Pesquisa da Sociedade do Câncer, em Copenhagen.

“Nossas descobertas estão de acordo com a evidência acumulada de que os grãos integrais podem ser um dos grupos alimentares mais importantes para a prevenção do diabetes tipo 2”

Os resultados apóiam o “aconselhamento dietético, que recomenda trocar os alimentos que contêm farinha branca por grãos integrais”, disse Rikard Landberg, PhD, da Chalmers University of Technology, em Gotemburgo, na Suécia, em um comunicado da universidade. “Grão integral tem vários efeitos positivos além da proteção contra o diabetes tipo 2”.

Sacha Uelmen, RDN, CDE, diretor de Nutrição da American Diabetes Association, concordou em um comentário ao Medscape Medical News. “A mensagem para levar para casa é” escolher mais grãos integrais sobre grãos processados “, disse ela.

Nos Estados Unidos, os nutricionistas aconselham as pessoas “quando você escolhe grãos, fazem a maioria deles grãos inteiros” e procuram pelo selo “100% integral” e a palavra “todo” na lista de ingredientes, explicou ela.

No entanto, ela não estava convencida sobre a alegação de que grãos integrais podem ser um dos “alimentos mais importantes” para afastar o diabetes.

“A escolha de grãos integrais sobre produtos de trigo refinado definitivamente vai ajudar. Dizendo que essa é a recomendação mais importante para pessoas com diabetes – teria que ser individualizada dependendo do que elas normalmente comem”.

Além disso, este é um estudo observacional e não pode mostrar causa e efeito, ela observou, e como os autores admitem. O papel dos grãos na dieta e o benefício potencial de uma dieta pobre em carboidratos permanecem controversos.

 

Centeio, trigo e aveia

Os grãos integrais incluem o endosperma rico em amido, o germe e o farelo, enquanto os grãos refinados não têm o germe e o farelo, explicam Kyrø e colegas.

Os pesquisadores especulam que ingerir alimentos integrais pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 “melhorando a sensibilidade à insulina, reduzindo a resposta pós-prandial à glicose e possivelmente diminuindo a inflamação”, o que pode estar relacionado ao alto conteúdo de fibra e ao efeito positivo sobre a microbiota intestinal.

No entanto, a maioria dos estudos anteriores foi realizada nos Estados Unidos, onde as pessoas obtêm principalmente grãos inteiros de trigo, observou Landberg.

“Queríamos ver se havia diferença entre os diferentes cereais”, ele explicou, “pois eles contêm diferentes tipos de fibras alimentares e substâncias bioativas que influenciam os fatores de risco para o diabetes tipo 2”.

Em média, observam os pesquisadores, os adultos nos Estados Unidos consomem menos de 16 g / dia de grãos integrais e os do Reino Unido consomem 27 g / dia – principalmente do trigo.

Em contraste, na Dinamarca, os adultos comem uma média de 33 g / dia (em 2000-2004) a 58 g / dia (em 2011-2013) de grãos integrais – principalmente um pão de centeio denso, mas também pão integral e aveia / muesli.

Os pesquisadores definiram uma porção de grãos integrais como 16g, onde uma fatia de pão de centeio equivale a 50g de grãos integrais, uma fatia de pão integral equivale a 40g de grãos integrais e uma porção de aveia / muesli equivale a 35g de toda grãos.

O maior quartil de grãos inteiros nos Estados Unidos estaria no nível do quartil mais baixo de grãos inteiros na Dinamarca, de acordo com Landberg, acrescentando que “na Europa, os escandinavos comem mais [grãos integrais]; espanhóis e italianos, pelo menos.”

Grande número de participantes, acompanhamento de 15 anos

O estudo envolveu 26.251 homens e 29.214 mulheres vivendo em Copenhague ou Aarhus em 1993 a 1997. Os participantes completaram um questionário de estilo de vida que incluiu perguntas sobre tabagismo e exercício, e um questionário de freqüência alimentar de 192 itens.

Os participantes foram divididos em quartis de consumo de grãos inteiros por gênero.

Os homens tiveram um consumo médio de grãos integrais de 42 g / dia, variando de ≤ 27 g / dia (quartil inferior) a ≥ 60 g / dia (quartil mais alto).

As mulheres tiveram um consumo médio de grãos integrais de 34 g / dia, variando de ≤ 24 g / dia a ≥ 50,8 g / dia.

Homens e mulheres nos maiores quartis de ingestão de grãos integrais também tinham um índice de massa corporal menor, eram mais instruídos e tinham menor probabilidade de fumar.

Durante uma média de 15 anos de acompanhamento, 15,7% dos homens e 11,3% das mulheres (7417 participantes) foram diagnosticados com diabetes tipo 2.

Homens no quartil mais alto de ingestão de grãos integrais tiveram um risco 34% menor de serem diagnosticados com diabetes tipo 2 do que os homens no quartil mais baixo.

Da mesma forma, as mulheres no quartil mais alto de ingestão de grãos integrais tiveram um risco 22% menor do que as mulheres no quartil mais baixo.

Em ambos os sexos, o risco foi avaliado após ajuste para idade, escolaridade, atividade física, tabagismo, consumo de álcool, consumo de carne vermelha e processada, índice de massa corporal e em mulheres, menopausa e reposição hormonal.

A associação persistiu após ajustes posteriores para o índice glicêmico da dieta e ingestão de fibras dietéticas, magnésio, vegetais folhosos, laticínios, bebidas açucaradas, café e vitamina D.

E a associação permaneceu se a fonte de grãos integrais era pão de centeio, pão integral ou aveia / muesli.

Cada ingestão adicional de 16 g / dia de grãos integrais foi associada a um risco 11% e 7% menor de ser diagnosticado com diabetes tipo 2 para homens e mulheres, respectivamente.

A associação inversa entre a ingestão de grãos integrais e o risco de diabetes foi observada com “fibra solúvel (aveia) e fibra insolúvel (trigo e centeio)”, o que “sugere que vários mecanismos podem explicar os resultados”, escrevem os pesquisadores.

O estudo mostrou “associações robustas” entre grãos integrais e risco de diabetes tipo 2.

“Assim, dada a grande prevalência de diabetes tipo 2, o aumento da ingestão de grãos integrais deve ser recomendado em nível populacional”.

J Nutr. 2018, 148: 1434-1444. Texto completo

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