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PLANEJAR ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS COM DIABETES
Fonte: DiabeTV
Notícia publicada em: 22.05.2015
Autor: :Posted by Beau Yotty



O tempo é um prêmio para todos nós na sociedade de hoje. 


Muitas vezes pode ser difícil nos mantermos em uma dieta saudável, com um cronograma de atividades consistente. 


Como geralmente temos que trabalhar e cuidar das atividades diárias, pode parecer como se não tivéssemos escolha a não ser deixar de lado o programa de exercícios de 30 minutos e se contentar com uma refeição rápida, muitas vezes nada saudável.


Uma dica saudável para que você consiga seguir um programa de alimentação e fitness é se programar e ter tudo planejado (refeições e os exercícios) com antecedência.


Experimente colocar isto em prática e veja como uma hora ou mais de tempo livre dedicada ao planejamento de suas refeições pode poupar horas de tempo perdido durante uma semana movimentada. Assim, ao invés de ter que planejar suas refeições diariamente, você poderá usar este tempo para a prática de alguma atividade física.


É importante ter o auxílio de um médico para decidir a melhor opção para você.


Este plano de alimentação pode consistir de três refeições por dia, incluindo uns quatro a seis lanches saudáveis nos intervalos. 


O mesmo vale para um plano de exercícios. Trinta minutos por dia, três vezes por semana.


Não há um uma indicação para todos, os planos de alimentação e atividade física devem ser descobertos e/ou escolhidos para cada pessoa, de acordo com o que seja melhor para cada um, com sua rotina diária e objetivos.


De acordo com a  Revista Diabetes Forecast:


 “Já que não há uma quantidade de alimentos específica recomendada por dia, variar é suficiente; menos de 10 alimentos diferentes em um dia não é, provavelmente, uma grande variedade; de 40 a 60 alimentos diferentes em uma semana pode ser considerada boa variedade.”


O ideal é comer diferentes tipos de alimentos, os quais dão suporte a um plano de alimentação efetivo para quem tem diabetes. Uma dieta saudável será composta de: legumes, frutas, hortaliças, carnes, carboidratos, proteínas e produtos lácteos. Cada refeição deve conter uma pequena variedade desses alimentos.


“Em vez de uma dieta restritiva, a alimentação de quem tem diabetes deve ser um plano saudável que seja naturalmente rico em nutrientes e pobre em gorduras ruins e calorias, com ênfase em frutas, vegetais e grãos integrais”, enfatiza a Clínica Mayo.


É importante consultar um médico para saber sobre a frequência e a quantidade de comida em cada refeição antes de planejar as atividades físicas que você deseja.


 De acordo com a quantidade e o tipo de alimento ingerido, será necessário praticar mais ou menos exercício para uma saúde ideal.


“A atividade física, inclui qualquer situação em que você fique se movendo, como caminhar, dançar ou arrumar a casa e cuidar de seu jardim.


 A atividade física regular é importante para todos, mas é especialmente importante para as pessoas com diabetes e aqueles com pré-diabetes e risco de desenvolver diabetes”, afirma Diabetes.org.


Antes de amarrar os tênis e ir para a academia, tenha um tempo para consultar um profissional que faça uma avaliação da sua saúde atual, para então determinar quais programas de exercícios, bem como a quantidade de atividades físicas são seguros para você executar. 


A atividade física é um fator essencial para se manter saudável e ficar no controle dos níveis de glicose no sangue, o que também contribui para a perda de peso.


Semelhante ao que foi dito quanto ao plano de alimentação, que devemos ingerir uma variedade de alimentos saudáveis, no plano de atividade física, uma série de exercícios deve ser equilibrada e trabalhar diversas partes do corpo.


Algumas atividades a serem consideradas são: caminhar na praia, correr no parque, dançar, treinar resistência, exercício aeróbico, yoga ou a antiga arte marcial de Tai chi.


Todos são ótimas opções para incluir no planejamento de suas rotinas de treino para a semana. Misturar diversas atividades confunde os músculos do corpo, e tira o máximo proveito de cada atividade realizada.


Agora é a hora de definir seus planos de atividade física e alimentação .


Pegue uma caneta e papel, o seu laptop ou outro dispositivo com o mais recente aplicativo de fitness e sente-se em sua cadeira favorita.


Anote quantas refeições você precisa por dia e quantas atividades você pretende realizar na próxima semana. 


Em sua próxima visita ao seu profissional de saúde, certifique-se de contabilizar as calorias a serem consumidas e as calorias que serão queimadas. 


Ter seus planos no papel fará com que você mantenha-se vigilante quanto aos seus objetivos. Seja feliz e saudável!

 

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