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ANAD - Associação Nacional de Assistência ao Diabético
 
   

DIGA NÃO AO SEDENTARISMO !
Fonte: DiabeTV
Notícia publicada em: 06.07.2015
Autor: Educador Físico Edison Marchand

 

Quando você pensa em Estilo de Vida Saudável, já pensa em atividade física, não é mesmo? 

 

E com razão!

 

A prática de exercícios está presente desde os tempos antigos, quando o ser humano precisava lutar, correr e coletar alimentos para sobreviver.

 

E agora, com o sedentarismo tão presente na vida moderna, na qual passamos grande parte do tempo em frente a computadores, televisões e smartphones, o incentivo à pratica de atividade física torna-se cada vez mais importante. Precisamos modificar nosso estilo de vida para melhorar nossa saúde.

 

Essa preocupação é justificada pela prevalência do sedentarismo no Brasil e no mundo, que é estimada em torno de 60%.

 

E este é um dos principais fatores de risco para obesidade e outras doenças crônicas. Segundo a International Diabetes Federation, em 1985 os casos de diabetes eram em torno de 30 milhões, em 1995 superavam 150, em 2009 mais de 250, e a previsão para 2025 é que abranjam 380 milhões de pacientes. 

 

Dessa maneira, podemos perceber que o diabetes é um assunto de saúde pública, e a falta de atividade física também.

 

Então, vamos lá…. Sem desculpas…

 

– Você anda se sentindo um pouco cansado?

 

 – A atividade física lhe dará mais ânimo para suas outras atividades diárias; além de proporcionar melhor condicionamento físico, regular o sono e diminuir a ansiedade e o estresse.

 

– Está se sentindo só, desanimado?

 

 – Chame os amigos para uma caminhada diária ou uma aula de dança bem animada, por exemplo, para mandar a tristeza embora. O mais importante é manter a regularidade, e para garantir isso, é fundamental sentir prazer no que está fazendo.

 

– Não sabe qual atividade praticar?

 

 Ao iniciar uma atividade é importante fazer avaliação física com um médico e/ou educador físico. Saiba que algumas atividades dependem de habilidades específicas, e outras podem estar associadas ao risco de algum tipo de lesão.

 

– Sente alguma dor e acha que não deve se exercitar?

 

 – Procure um médico que com certeza ele lhe indicará a atividade física para ajudar no seu tratamento, com a orientação de um educador físico especializado. Além disso, o exercício pode te ajudar com a postura, aliviando as dores musculares; fortalecer a massa óssea, combatendo a osteoporose, e melhorar o sistema imunológico.

 

– Acha que seus quilinhos a mais dificultam a pratica de exercícios?

 

 – Lembre-se que isto pode tornar-se um ciclo… se você não der o primeiro passo literalmente, não mudará esta situação. A prática de exercícios é tão, ou mais importante que a dieta quando o assunto é perda de peso, porque ao movimentar o seu corpo, seu metabolismoacelera, podendo queimar calorias até mesmo em repouso, auxiliando na prevenção e no controle outras de doenças.

 

– Você e/ou as crianças estão de férias?

 

 – Ótimo!!! Aproveite para fazer atividades de lazer que exercite a criançada também. Jogue bola, pule corda, ande de bicicleta com seus filhos. Você sabia que o exercício é super importante para aquisição de habilidades psicomotoras e desenvolvimento intelectual, melhorando o desempenho escolar e vida social das crianças?

 

– Vai esperar chegar mais perto do verão para se mexer?

 

– Quanto mais tempo você tiver para fazer uma mudança, melhor e mais duradouro será o resultado final. Uma pequena mudança nos seus hábitos diários pode garantir uma grande melhora na sua saúde e qualidade de vida.

 

– Você acha que já é tarde para começar a praticar atividades?

 

 – Sabe-se que, com o passar do tempo, os indivíduos têm reduzidas a força e massa muscular, bem como a capacidade cardiovascular, e que, o sedentarismo tende a piorar estes fatores, levando à baixa qualidade de vida dos idosos. Além disso, ao praticar atividade, o idoso pode socializar-se, melhorar a coordenação motora e a autoestima.

 

Ao decidir praticar uma atividade física, procure um médico e um educador físico para fazer uma avaliação, receber orientação e acompanhamento do seu plano de exercícios. E não se esqueça, use roupas e calçados confortáveis, respeite suas limitações, mantenha-se hidratado e siga uma alimentação saudável.

 


 

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