Vício em Alimentos: O Que Saber

Vício em Alimentos: O Que Saber
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O vício em alimentos refere-se a quando a necessidade de comer torna-se compulsiva ou incontrolável. Esse comportamento compulsivo pode ser em resposta a uma emoção, como estresse, tristeza ou raiva.

O corpo humano precisa de alimentos para funcionar, mas o vício em alimentos é quando uma pessoa se torna dependente de certos tipos de alimentos. Alimentos que contribuem para uma dependência alimentar são geralmente não saudáveis, como batatas fritas, doces ou pão branco.

O que é um vício em alimentos?

O vício em alimentos está intimamente associado a transtornos alimentares, incluindo obesidade, bulimia, e transtorno de compulsão alimentar.

Uma teoria sugere que os indivíduos podem desenvolver uma dependência química de alimentos específicos da mesma forma que as pessoas desenvolvem vícios de álcool ou cigarros.

Consumir alimentos desencadeia substâncias químicas no cérebro, como a dopamina, que agem como uma recompensa e proporcionam sensações prazerosas ao indivíduo. Esses produtos químicos também podem atuar como uma libertação do sofrimento emocional.

No entanto, outras pesquisas argumentam  que não há evidências suficientes para dizer que os alimentos têm as mesmas qualidades aditivas que o álcool ou os cigarros. Esta pesquisa afirma que o termo “dependência alimentar” é enganosa porque sugere que os próprios ingredientes são aditivos.

O vício pode ser dividido em duas categorias: Dependência de uma substância, como uma droga ou adição a um comportamento, como comer.

O vício em alimentos, argumenta-se, é um vício no comportamento de comer.

Estima-se que cerca de 35%  dos adultos nos Estados Unidos são obesos. No entanto, as pessoas que são obesas equivalem apenas a um terço daqueles com dependência alimentar, mesmo que o vício alimentar seja por vezes associado ao aumento de peso.

Assim, enquanto o vício em alimentos pode contribuir para a obesidade, não é o único fator. Uma revisão descobriu que até 10% das pessoas com dependência alimentar estavam abaixo do peso, com peso saudável ou com excesso de peso e não com obesidade.

Quais são os alimentos associados à dependência alimentar?

Acredita-se que os alimentos ricos em açúcar, gordura ou amido estão mais associados ao vício alimentar.

Yale Food Addiction Scale, que é um questionário destinado a ajudar a diagnosticar a dependência alimentar, identificou certos alimentos que pareciam ser mais problemáticos:

  • salgadinhos;
  • fritas;
  • doces;
  • chocolate;
  • biscoitos;
  • pão branco;
  • massa;
  • sorvete;

    Sintomas da dependência alimentar

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Ter confusão obsessiva e estar preocupado com a obtenção de alimentos são sintomas de uma dependência alimentar.

Os sintomas de dependência alimentar podem ser físicos, emocionais e sociais. Estes sintomas incluem:

  • Tendo desejo obsessivo de alimentos;
  • Estando preocupado com a obtenção e consumo de alimentos;
  • Contínua compulsão compulsiva;
  • Após tentativas de parar de comer demais, continuou tendo recaídas;
  • Perda do controle sobre quanto, com que frequência e onde ocorre comer;
  • Impacto negativo na vida familiar, socialização e finanças;
  • A necessidade de comer comida para liberação emocional;
  • Comendo sozinho para evitar a atenção;
  • Comendo ao ponto de desconforto físico ou dor;

Depois de consumir grandes quantidades de alimentos, uma pessoa com dependência alimentar também pode experimentar sentimentos negativos, tais como:

  • vergonha;
  • culpa;
  • desconforto;
  • auto-estima reduzida;

O vício em alimentos também pode desencadear respostas físicas, incluindo:

  • restrição alimentar intensiva;
  • exercício compulsivo;
  • vômito auto-induzido;

    Tratamento e gestão

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A terapia comportamental cognitiva pode ser efetiva no tratamento da dependência alimentar.

O tratamento para dependência alimentar precisa abordar as necessidades emocionais, físicas e psicológicas do indivíduo.

O tratamento se concentrará em quebrar o hábito destrutivo de excessos crônicos. O objetivo é substituir os hábitos alimentares disfuncionais por problemas saudáveis e resolver problemas, como depressão ou ansiedade.

Os tratamentos que foram considerados eficazes incluem:

  • Terapia cognitivo-comportamental (CBT) , que visa identificar e mudar os padrões de pensamento e criar novos mecanismos de enfrentamento para desencadeantes de dependência alimentar. O CBT pode ser feito individualmente ou em grupo com outros.
  • Medicação , que pode ser usada para aliviar sintomas de depressão ou ansiedade.
  • Terapia centrada na solução, que se concentra em encontrar soluções para questões específicas na vida de uma pessoa que causam estresse e excesso de comida.
  • Traumatismo , que visa lidar com trauma que pode estar associado ou pode desencadear um vício em alimentos.
  • Aconselhamento nutricional e planejamento dietético , que podem ajudar uma pessoa a desenvolver uma abordagem saudável para escolhas alimentares e planejamento de refeições.

Há também várias mudanças de estilo de vida que podem ajudar uma pessoa a gerenciar um vício em alimentos, incluindo:

  • substituindo alimentos processados e edulcorantes por alternativas nutritivas;
  • evitando a cafeína;
  • permitindo que um desejo de alimentos diminua, o que pode ocorrer 2-5 dias  ou mais;
  • comendo três refeições equilibradas por dia;
  • beber bastante água;
  • sentado em uma mesa enquanto come, concentrando-se na comida e mastigando lentamente;
  • Preparando e aderindo a uma lista de supermercados de alimentos saudáveis ao comprar;
  • cozinhando refeições em casa;
  • exercitando-se regularmente;
  • dormindo o suficiente;
  • reduzindo o stress no local de trabalho e social;

Quando consultar um médico

Qualquer pessoa que sinta que a comida está fora de controle, ou quem quer ajuda para obter um peso saudável, deve falar com o médico. Um médico poderá ajudar a sugerir métodos e rotinas de tratamento para uma alimentação saudável, perda de peso e exercício físico regular.

Um terapeuta também pode ajudar uma pessoa a desenvolver novos mecanismos de enfrentamento e uma relação mais positiva com os alimentos.

Fonte: Medical News Today, 11/10/2017, 

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