Os 5 melhores grãos leguminosos para o diabetes

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Fonte: DiabeTV
Notícia publicada em: 30.06.2015
Autor: Indefinido

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Para aqueles que procuram comer de maneira saudável e melhorar o controle sobre o seu diabetes, os legumes podem ser uma excelente escolha alimentar em ambos os aspectos. Feijão, lentilhas e ervilhas são todos considerados parte desta família e cada um deles tem suas próprias vantagens únicas a oferecer. Uma das razões pelas quais os legumes são tão benéficos à saúde é devido ao seu conteúdo nutricional que contém vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Esta combinação única de nutrientes essenciais é o que torna os alimentos dessa família uma excelente escolha para quem quer melhorar a sua saúde.

 

Há muitos tipos diferentes de leguminosos, mas alguns em particular se destacam como sendo especialmente eficazes em ajudar as pessoas com diabetes. Recomendamos que você incorpore esses cinco legumes em sua dieta:

 

Feijão preto: Este grão leguminoso é extremamente popular no Sul e América Central, onde é servido como acompanhamento. O feijão preto é abastecido com proteínas, minerais importantes e é também uma ótima fonte de fibras. Estas propriedades nutricionais tornam o feijão preto um alimento eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue, melhorando a digestão e promovendo a saúde cardiovascular. Estudos preliminares também sugerem que as propriedades antiinflamatórias do feijão preto podem ser eficazes na prevenção do desenvolvimento de muitas doenças, especialmente no câncer de cólon.

Grão de bico: Outro legume comum que é imensamente popular no Oriente Médio, Índia e países do Mediterrâneo. Semelhante a outros feijões, o grão de bico é uma excelente fonte de minerais, fibras e proteínas. Esta leguminosa é conhecida por estabilizar os níveis de açúcar no sangue, promover a saúde cardiovascular e melhorar a digestão. O Grão de bico pode ajudar também com a perda de peso, deixando os indivíduos satisfeitos por mais tempo, sendo uma excelente escolha para aqueles que procuram perder alguns quilinhos.

Lentilhas: Este legume tem a vantagem de ser nutricionalmente potente e extremamente acessível, tornando-o uma ótima opção para quem busca melhorar a sua saúde, sem pesar muito no bolso. Lentilhas são conhecidas por ajudar a controlar o açúcar no sangue, promover a saúde cardiovascular e melhorar a digestão. Tenha em mente, contudo que, a variedade verde é a mais rica em fibras, enquanto que a vermelha apresenta níveis mais altos de antioxidantes.

Ervilha: Similar às lentilhas, este saboroso grão é rico em nutrientes e muito acessível, o que as torna uma ótima opção no seu orçamento. As ervilhas são uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras e podem ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue e promover a saúde cardiovascular. Estudos recentes também sugerem ser eficazes impedindo o desenvolvimento do câncer de estômago.

Feijão Vermelho: Este legume é semelhante a outros alimentos nesta lista, rico em nutrientes e fibras. No entanto, o feijão vermelho apresenta quantidades substanciais de nutrientes específicos que fazem dele exclusivo. Por exemplo, a vitamina B1 desempenha um papel em ajudar a manter a memória. Além disso, o feijão pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, promover a saúde cardiovascular e ajudar a digestão.

Qualquer um desses grãos leguminosos será uma grande adição em sua dieta, mas certifique-se primeiro em conversar com o seu médico ou nutricionista antes de fazer quaisquer mudanças em sua dieta.

 

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