Os Níveis de Ômega-3 no Sangue Podem Aumentar a Expectativa de Vida

Os Níveis de Ômega-3 no Sangue Podem Aumentar a Expectativa de Vida
  • Os ácidos graxos ômega-3 são ácidos graxos poliinsaturados que ocorrem amplamente na natureza e aparecem em certos alimentos.
  • Um novo estudo explorou se há ou não alguma conexão entre o ômega-3 e a expectativa de vida humana.
  • Os pesquisadores descobriram que ter níveis mais altos de ômega-3 no sangue pode predizer uma taxa de mortalidade mais baixa em pessoas com mais de 65 anos.

Não é incomum entrar em uma farmácia ou loja de nutrição e encontrar fileiras de suplementos contendo ácidos graxos ômega-3. Não é segredo que esse ácido graxo em particular tem uma série de benefícios à saúde.

Um novo estudo que aparece em The American Journal of Clinical NutritionFonte confiável agora sugere que também pode adicionar anos à vida de uma pessoa.

Ácidos gordurosos de omega-3

De acordo com National Institutes of Health (NIH)Fonte confiável, ômega-3 é um dos dois principais tipos de ácidos graxos poliinsaturados. Esses ácidos, que contribuem para a formação das membranas celulares, são considerados “essenciais”, pois o corpo não consegue produzi-los por conta própria.

O NIH diz que os ômega-3 “fornecem energia para o corpo e são usados ​​para formar eicosanóides”, que afetam os sistemas cardiovascular, pulmonar, imunológico e endócrino do corpo.

Existem três tipos principais de ácidos graxos ômega-3: ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexaenóico (DHA). As pessoas costumam tomar suplementos de DHA durante a gravidez, pois podem ajudar no desenvolvimento fetal.

Além de suplementos, algumas fontes de ômega-3 incluem:

  • óleo de linhaça
  • soja
  • óleo de canola
  • certos peixes, incluindo salmão, atum e sardinha
  • sementes de chia

NIHFonte confiáveltambém observa que alguns estudos sugeriram que dietas ricas em ômega-3 estão associadas a taxas mais baixas de câncer , um risco reduzido de doença de Alzheimer e uma redução nos sintomas da artrite reumatóide.

O objetivo dos pesquisadores era descobrir qual papel o ômega-3 desempenha na expectativa de vida. Eles acompanharam 2.240 participantes ao longo de 11 anos e analisaram os níveis de ômega-3 no sangue dos participantes.

Eles dividiram os participantes do estudo em quatro grupos:

  • pessoas com alto nível de ômega-3 que não fumavam
  • pessoas com alto nível de ômega-3 que fumaram
  • pessoas com baixo nível de ômega-3 que não fumavam
  • pessoas com baixo nível de ômega-3 que fumaram

De acordo com os autores do estudo, “Curvas de sobrevivência Kaplan-MeierFonte confiável foram usados ​​para estimar as proporções de sobrevivência por idade, dados os diferentes perfis de risco. ”

De acordo com sua análise, as pessoas com altos níveis de ômega-3 no sangue que não fumavam tiveram a estimativa de sobrevivência mais alta. Pessoas com altos níveis de ômega-3 que fumavam e aqueles com baixos níveis de ômega-3 que não fumavam eram quase idênticos em termos de estimativas de sobrevivência.

Finalmente, as pessoas com baixos níveis de ômega-3 no sangue que fumavam tiveram a estimativa de sobrevivência mais baixa.

“Isso reafirma o que temos visto ultimamente”, diz o autor do estudo, Dr. Aleix Sala-Vila, um pesquisador de pós-doutorado no Grupo de Pesquisa em Risco Cardiovascular e Nutrição do IMIM.

“Ter níveis mais altos desses ácidos no sangue, como resultado da inclusão regular de peixes oleosos na dieta, aumenta a expectativa de vida em quase 5 anos.”

– Dr. Aleix Sala-Vila

“Ser um fumante regular tira 4,7 anos de sua expectativa de vida, o mesmo que você ganha se tiver altos níveis de ácidos ômega-3 no sangue.”

O co-autor do estudo, Dr. William S. Harris, presidente e fundador da FARI, falou com o Medical News Today sobre os resultados do estudo.

Ele explicou que os médicos devem encorajar seus pacientes a aumentar seus níveis de ômega-3 ao mesmo tempo em que abordam outros fatores de risco importantes, como colesterol e pressão arterial.

“Saber o índice ômega-3 de uma pessoa é tão – senão mais – importante do que saber o nível de colesterol ou pressão arterial de uma pessoa, e ‘consertar’ o índice ômega-3 é muito mais fácil (e mais barato e seguro) do que tratar todos os outros fatores de risco; coma mais peixe e / ou tome um suplemento de ômega-3. ”

A pessoa deve conversar com um médico para saber mais sobre seus próprios fatores de risco pessoais e se precisa ou não de tratamento médico.

Certas Limitações

O estudo teve certas limitações. Por exemplo, o Dr. Harris explicou à MNT que, devido ao desenho do estudo, “Você não pode ter certeza de que algum outro fator associado a níveis mais elevados de ômega-3 – como um estilo de vida saudável – não é realmente o que é importante na previsão risco de morte. ”

“Portanto, não podemos concluir que existe um ‘efeito’ de maior ômega-3 sobre o risco de morte; tudo o que podemos dizer é que existe ‘uma associação’ entre os níveis mais elevados de ômega-3 e o risco de morte ”, acrescentou.

Em conversa com a MNT , o Dr. Harris também queria deixar claro que, embora as pessoas com altos níveis de ômega-3 que fumavam e as pessoas com baixos níveis de ômega-3 que não fumavam tivessem estimativas de sobrevivência quase idênticas, “isso não deve ser levado a significa que, de alguma forma, tomar cápsulas de óleo de peixe ‘apaga’ os efeitos nocivos do fumo. ”

Os pesquisadores planejam expandir seu estudo para participantes que não residem nos Estados Unidos. Eles querem ver se suas descobertas são consistentes ou não com pessoas de origens diferentes.

Kristin-Kirkpatrick, nutricionista com mestrado em gestão de saúde e fundadora da KAK Consulting, não estava envolvida no estudo, mas conversou com a MNT sobre suas descobertas.

“É notável que este estudo não apenas analisou o benefício que a ingestão geral de ácidos graxos ômega-3 pode ter no benefício da longevidade, mas também pode levar a recomendações de dieta baseadas em biomarcadores, como concentrações sanguíneas de tipos de ômega-3. ”

“O artigo também recomendou discutir o consumo de peixes gordurosos também”, disse Kirkpatrick. “Isso é consistente com outros estudos, que mostram que o consumo de peixes gordurosos pode beneficiar a saúde do cérebro (incluindo resultados de saúde mental ) e longevidade. Não estou surpreso com a pesquisa, mas adoraria ver se os resultados são consistentes entre as formas de alimentação completa e suplementar. ”

Conflitos de Interesse

Os autores do estudo observaram alguns conflitos de interesse em relação ao estudo. Por exemplo, o autor principal, Dr. Michael I. McBurney, consulta o OmegaQuant Analytics, um laboratório que oferece testes de sangue com ômega-3. O Dr. Harris também tem interesse na OmegaQuant Analytics.

Além disso, o Dr. Sala-Vila recebeu financiamento institucional para pesquisa e apoio para participar de reuniões profissionais da California Walnut Commission.

Fonte: Medical News Today – Escrito por Erika Watts em 27 de julho de 2021 – Fato verificado por Hannah Flynn, M

” Os artigos aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e respectivas fontes primárias e não representam a opinião da ANAD/FENAD “

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