Pandemia do COVID-19: Algumas das Principais Estratégias de Enfrentamento e Por Que Elas Funcionam

Pandemia do COVID-19: Algumas das Principais Estratégias de Enfrentamento e Por Que Elas Funcionam

Medidas restritivas destinadas a conter a nova pandemia de coronavírus mudaram a vida de pessoas em todo o mundo de maneira drástica. Para este Recurso Especial, pedimos aos leitores e colaboradores que compartilhem suas melhores estratégias de enfrentamento.

Para marcar o mês de conscientização sobre saúde mental em maio, estamos trazendo informações baseadas em pesquisas para ajudar a apoiar o bem-estar mental de você e seus entes queridos durante esse período difícil. Você pode ver todo o nosso conteúdo do Mês de conscientização em saúde mental aqui .

Pessoas de todo o mundo têm relatado que as atuais medidas restritivas tomadas em resposta à pandemia do COVID-19 alteraram significativamente o curso diário de suas vidas.

Em abril, dezenas de entrevistados disseram ao Medical News Today  sobre o impacto que a atual emergência de saúde pública teve no bem-estar de si e de seus entes queridos.

Mas o que as pessoas estão fazendo para lidar? 

Uma pesquisa realizada em março de 2020 indica que, nos Estados Unidos, pelo menos, muitos indivíduos adotaram estratégias de enfrentamento prejudiciais, como aumento do consumo de álcool ou uso de outras substâncias recreativas.

A mesma pesquisa também sugere que a maioria dos entrevistados dos EUA estava buscando ativamente melhorar sua situação adotando ações afirmativas.

Então, quais são algumas estratégias úteis de enfrentamento? Para descobrir, o Medical News Today pediu aos leitores nas mídias sociais que nos digam o que eles fazem para melhorar suas vidas neste momento incerto.

Também conversamos com colaboradores de todo o mundo sobre as principais dicas de enfrentamento.

Nesta característica especial, fornecemos uma visão geral de algumas das principais estratégias de enfrentamento. Também analisamos por que os cientistas concordam que essas ações podem ajudar a melhorar nosso bem-estar.

Exercício, ioga e meditação

Muitas pessoas disseram ao MNT que exercitar-se em ambientes fechados ou ao ar livre, além de praticar ioga, meditação ou formas de oração, ajudou a mantê-los fundamentados e focados.

Um leitor nos disse que, para eles, “caminhar e correr são redutores de estresse depois de longos dias no trabalho”, enquanto outro menciona “ioga, livros e orações” como seu destino nesses tempos de incerteza.

Diana, da França, disse ao MNT que é graças ao exercício regular que agora ela se sente menos ansiosa e mais otimista. “Eu tenho me exercitado todas as manhãs com meu vizinho, então, nos últimos dias ou na semana passada, tenho me sentido super positivo e tudo está bem”, disse ela.

“Nos é permitido 3 horas para qualquer atividade, sozinha ou com outra pessoa”, disse Christina, da Grécia. “Eu uso essa opção para sair todos os dias para uma corrida. Portanto, fisicamente e mentalmente, me sinto muito bem. ”

Não é de surpreender que essas atividades tenham beneficiado o bem-estar físico e mental das pessoas em todo o mundo durante a pandemia.

Numerosos estudos demonstraram que atividade física, ioga, meditação e oração estão ligadas a uma melhor saúde geral.

Os pesquisadores mostraram que o exercício pode prevenir a depressão, aumentar aspectos da nossa memória, reduzir a inflamação e até aumentar a vida útil.

A ioga e a meditação podem ter um impacto direto sobre os fatores fisiológicos do estresse e resiliência às dificuldades, enquanto a simples presença de fé religiosa na vida de alguém está ligada à longevidade.

Apreciando a natureza de qualquer forma

Em países com medidas de emergência de saúde pública menos rigorosas, muitas pessoas têm aproveitado a oportunidade de fazer caminhadas na natureza.

Um leitor, entrando em contato com o MNT nas mídias sociais, disse:

“Eu saio para passear todos os dias e realmente aprecio a natureza e o ar fresco”.

Os pesquisadores associaram a caminhada, como uma forma de exercício casual e não cansativo, a uma variedade de benefícios à saúde, incluindo redução da pressão arterial  , melhora do bem-estar psicológico e vida útil mais longa.

Alguns de nossos leitores também disseram que tentam tirar proveito da natureza e do ar fresco da maneira que puderem. Isso pode ser feito ao ar livre por um tempo ou apenas sentado na varanda.

“Desde que o clima esquentou, minha família e eu começamos a passear ocasionalmente na floresta perto de nossa casa”, disse Mihai, da Romênia.

“Durante o dia, nosso filho mais jovem fica na varanda por um tempo, ele tenta entreter-se brincando com gatos, cães, pombos”, acrescentou.

“Uma das principais linhas de vida para mim foi ler no jardim ao sol”, comentou outro leitor do MNT nas redes sociais.

Muitos leitores também nos disseram que adotaram a jardinagem como um meio de aproveitar o ar fresco e o tempo ensolarado, se tiverem acesso a um jardim ou a uma varanda.

Embora a jardinagem possa certamente ser calmante, pode trazer muitos benefícios à saúde além da redução do estresse. Um estudo mais antigo publicado no The Medical Journal of Australia associou a jardinagem a um risco 36% menor de desenvolver demência.

E um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine descobriu que a jardinagem também tem associações com um risco menor de eventos cardiovasculares, como derrame e ataque cardíaco.

Mas apenas um momento para admirar a natureza pode fazer maravilhas para o nosso bem-estar – seja na forma de um vaso de plantas, uma nova safra de coentro cultivada no peitoril da janela ou observando patinhos recém-nascidos no parque.

Um artigo de pesquisa publicado no Journal of Positive Psychology em 2017 descobriu que simplesmente parar de observar um pássaro ou uma árvore tem associações com um senso elevado de felicidade geral.

Manutenção da conexão humana

Talvez um dos aspectos mais desafiadores da pandemia atual tenha sido as medidas de distanciamento físico adotadas por muitos países.

Leitores de todo o mundo disseram ao MNT que estão preocupados com familiares e amigos que não podem ver pessoalmente. Eles mencionam como sentem falta de poder se encontrar e se envolver em atividades divertidas com aqueles que amam.

No entanto, muitos deles expressaram uma forte determinação em manter essa conexão humana, apesar de todos os obstáculos.

Quase todas as pessoas que telefonam para o MNT disseram ter ligações telefônicas ou videochamadas regulares com amigos e familiares. Alguns descobriram maneiras de replicar as interações que eles normalmente teriam com seus entes queridos – pela Internet.

Martina, que vive na Bélgica, nos disse que ficou grata por todos os encontros criativos que as pessoas em sua vida planejavam:

“Para lidar com isso, aproveito as muitas iniciativas organizadas por amigos e familiares para nos manter juntos. Eu faço ioga online com um amigo que é professor todos os dias. […] vejo meu chefe e meus colegas toda terça-feira para um ‘café’ virtual que substitui o ritual do nosso almoço de terça-feira habitual juntos. Eu ‘almoço’ com minha família no Zoom quase todo domingo. ”

Algumas das pessoas com quem conversamos também observaram que seus empregadores estão tomando medidas para manter o espírito de equipe de seus funcionários e uma atmosfera de colegialidade.

Por exemplo, Mihai, na Romênia, disse que sua empresa “tem organizado reuniões semanais de 30 minutos cada uma, nas quais discutimos qualquer coisa além do trabalho”.

“Isso é para reduzir nosso senso de isolamento”, explicou ele.

Estudos sugerem que conversas longas e profundas nos ajudam a nos sentir mais conectados e podem melhorar a sensação e bem-estar das pessoas. A interação social também pode ajudar a proteger a memória, de acordo com alguns pesquisadores.

Alguns especialistas também associaram amizades duradouras e uma boa vida social com melhor saúde e longevidade.

Diante de tudo isso, não é de admirar que ligações frequentes com amigos, familiares e colegas proporcionem uma sensação tangível de alívio.

Brincar, adquirir habilidades, ser criativo

Leitores que moram com parceiros, familiares ou colegas de casa também relataram que jogar jogos de tabuleiro os ajuda a lidar. Outros jogam jogos de tabuleiro ou de computador online com os amigos.

É o caso, por exemplo, de Ramona e Simona, que moram na Suécia, e Stephen, no Canadá, que nos disseram que: “Socialmente, fazemos videochamadas e jogamos jogos de tabuleiro e videogames on-line com amigos e família. Até participamos de um ‘teste de pub’ do Zoom. ”

Os pesquisadores mostraram que brincar e jogar podem ajudar a reduzir os níveis de estresse em adultos e aumentar sua sensação geral de bem-estar.

Algumas pessoas até associaram jogos de tabuleiro a melhores funções cerebrais, e alguns estudos sugeriram que parceiros românticos que jogam juntos fiquem juntos, pois a emoção e a diversão dos jogos de tabuleiro ajudam a fotalecer seus laços.

Outra estratégia de enfrentamento favorita dos entrevistados de todo o mundo é aprender uma nova habilidade.

“Também passo muito tempo ensinando a mim mesma a codificação da web através de um curso on-line gratuito, tirando e editando fotos e aprimorando meu francês com o Duolingo”, Stephen também nos disse, e outros leitores nos enviaram comentários semelhantes.

Pesquisas sugerem que as atividades de aprendizagem na idade adulta podem ajudar a melhorar a satisfação com a vida e que o aprendizado de novos idiomas pode ajudar a rejuvenescer o cérebro.

Todas essas atividades sugerem que o crescimento e a adaptabilidade foram fundamentais para enfrentar as circunstâncias que muitas vezes alteram a vida que a pandemia do COVID-19 trouxe a todos.

Ao agendar videochamadas freqüentes com os amigos e seguir uma rotina regular de exercícios, as pessoas têm feito o possível para recriar seu estilo de vida habitual em uma escala diferente enquanto são relegadas ao ambiente doméstico.

Alguns, de fato, fizeram alguns esforços para fazê-lo. Misato, do Japão, disse ao MNT que o que mais sente falta é trabalhar em seu café favorito, um lugar que estimula seu foco e criatividade. Então ela a recriou – em casa.

“Cafeterias costumava ser um dos meus lugares favoritos para refrescar meu pensamento e humor, mas, analisando […] por que os cafés me deixavam confortável, eu fiz uma seção de café no meu quarto, o que eventualmente reduz meu estresse, e Atualmente, não sinto nenhum estresse por não ir aos cafés. ”

– Misato, Japão

Alguns pesquisadores pensam que a pandemia pode impulsionar um boom de criatividade, não apenas em contextos individuais, mas também em diversos campos econômicos.

Embora desafiadora de várias maneiras, a pandemia atual pode acabar provando que os humanos têm o que é preciso para encontrar uma saída para qualquer crise. Talvez tudo o que precisamos, no final, sejam algumas estratégias criativas.

Fonte: Medical News Today, 13 de maio de 2020

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